• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Cartilha da Emater-MG orienta feirantes na prevenção do Covid-19

Redação13 de abril de 20205min0
Banner cartilha Feirantes
O funcionamento das feiras municipais foi autorizado pelo Governo de Minas Gerais, desde que as prefeituras e outros órgãos responsáveis pela organização e gestão desses pontos de venda adotem medidas para garantir a segurança dos feirantes e consumidores. 

A Emater-MG lançou uma cartilha para o agricultor familiar com as medidas que devem ser adotadas durante a comercialização nas feiras livres. As orientações fazem parte das ações de prevenção à Covid-19 em todo o estado. O funcionamento das feiras municipais foi autorizado pelo Governo de Minas Gerais, desde que as prefeituras e outros órgãos responsáveis pela organização e gestão desses pontos de venda adotem medidas para garantir a segurança dos feirantes e consumidores.

A gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores, explica que a cartilha está sendo divulgada pelos meios eletrônicos.  “Tivemos uma demanda dos nossos técnicos do campo para a produção de uma cartilha com orientação para os agricultores feirantes. Ela tem sido  compartilhada principalmente pelo Whatsapp e por e-mail”, explica. A cartilha também  está disponível na Livraria Virtual do site da Emater-MG. Para acessar, clique aqui

Entre as orientações que constam na cartilha, está a montagem das barracas com uma distância mínima de três metros entre elas. Todos os feirantes devem usar máscaras e ter álcool gel para higienização das mãos. Os consumidores devem ser orientados a não tocar em nenhum produto. Somente o feirante pode coletar e embalar a mercadoria exposta nas bancas.

As feiras devem ser realizadas em espaço público, aberto e arejado.  A participação de feirantes enquadrados no grupo de risco de contaminação da Covid-19 é proibida. Comerciantes, funcionários e ajudantes com sintomas respiratórios (tosse, coriza, espirros, falta de ar e febre) não devem permanecer no local. As orientações valem durante vigência do Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública e de Estado de Calamidade Pública (Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020), do Governo de Minas Gerais .

Prevenção em Viçosa 

Em Viçosa, na Zona da Mata, duas feiras municipais, realizadas às quartas-feiras e sábados, foram mantidas.  Entre as várias medidas de prevenção adotadas, o secretário municipal de Agropecuária, Marcos Fialho, recomenda a mínima permanência nos espaços das feiras. “Pedimos aos clientes que fiquem o menor tempo possível nas feiras. Fazer uma lista e comprar na ordem das barracas ajuda a manter um fluxo seguro”, recomenda.

As entradas e as saídas dos espaços das feiras são controladas, para evitar aglomerações de consumidores. Além disso, as barracas foram montadas com uma distância de cinco metros entre elas e grades foram instaladas na frente de cada barraca para evitar que os clientes cheguem muito perto dos produtos e dos feirantes.

Atendimento da Emater-MG

Neste período de pandemia da Covid-19, a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está usando os canais virtuais para atendimento aos produtores. Um deles é o Plantão Técnico,  que pode ser acessado pelo site www.emater.mg.gov.br para tirar dúvidas e obter orientações. Outro canal de informação é o Whatsapp, pelo número (31) 98453-6231.  Os produtores também podem mandar um e-mail para os escritórios locais. Os endereços estão disponíveis no site da Emater-MG.

Duas vezes por semana, a empresa também está fazendo transmissões ao vivo pelo Instagram, conhecidas como lives. As transmissões contam com a participação de técnicos da Emater-MG, de diferentes áreas, abordando assuntos de interesse dos produtores rurais. Para assistir às lives é necessário seguir o perfil da empresa no Instagram: @ematerminas.

Cartilha: Medidas Estratégicas para Feiras Livres da Agricultura Familiar na prevenção de contágio do novo coronavírus

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *