• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

A intensificação no volume de lançamentos imobiliários em Belo Horizonte.

Redação26 de abril de 20209min0
BeloHorizontePixabay

É difícil encontrar na vida de alguém um momento mais importante do que o da aquisição da casa própria, que para muitas pessoas é o resultado do esforço de uma vida inteira. Óbvio que essa alegria é algo que não acontece na vida de todo mundo, visto a tamanha desigualdade social em que se encontra o Brasil. Mas para os que conseguem concretizar esse sonho, com certeza ele é inesquecível. Falando da situação de uma cidade em específico, é notável que o volume de imóveis à venda em BH vem crescendo bastante nos últimos dois anos, e existem uma série de questões explicativas para esse fato. Questões essas que serão abordadas ao longo desse texto.

Sendo assim, com o crescimento dos lançamentos imobiliários em Belo Horizonte, cada vez mais as pessoas possuem opções diversas para escolher na hora de realizar uma compra, dependendo do gosto e da expectativa pessoal delas. Além do que, com mais opções a possibilidade de você encontrar algum que caiba no seu bolso é bem maior. Essa é uma amostra bem elucidativa da boa e velha lei da oferta e da procura, que deixa mais caro um artigo quando ele é muito concorrido, e mais barato quando existem muitas opções disponíveis e pouca gente interessada. A hora para adquirir um apartamento em BH é perfeita, no entanto, pois com o mercado aquecido como está, as suas chances são bem grandes por diversos motivos.

Nos últimos doze anos mais ou menos, o setor de construção civil começou a apresentar um crescimento vertiginoso, com muitos negócios sendo fechados com gente que antes não teria condições de adquirir um imóvel próprio. Porém, com a crise política e financeira a qual estamos submetidos já a uns cinco anos, gradativamente o mercado imobiliário entrou em recessão. Nos últimos dois anos ele vem apresentando uma melhora, acompanhando a economia que voltou a crescer nos últimos tempos. Aos poucos o mercado de imóveis está voltando aos trilhos.

A partir do ano passado, 2019, a cidade de Belo Horizonte começou a ver o volume de lançamentos imobiliários voltarem a crescer. A cidade é a capital do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste brasileira, apresentando um povo de aproximadamente 3 milhões de habitantes. BH já recebeu o título pela ONU de capital com a maior qualidade de vida, considerando toda a América Latina, o que demonstra o desenvolvimento humano e a infraestrutura da cidade. Caso você esteja buscando por coberturas à venda em BH, um lugar mais calmo para morar, deixando o estresse da sua cidade para atrás, Belo Horizonte com certeza é uma boa opção. O Horizonte demonstrou uma recuperação

Juros

A redução da taxa de juros bancários das negociações em que se usa o crédito imobiliário, está entre os mais importantes motivos pelos quais a venda e a oferta de imóveis cresceu em Belo Horizonte. Essa redução adotada pelos bancos e que impulsionou o mercado imobiliário, decorre da diminuição da taxa Selic. Com essa diminuição, os bancos aproveitaram para lucrar ainda mais, pois quanto mais eles oferecem vantagens para as pessoas, tanto econômica quanto burocraticamente, mais chances eles possuem de fechar uma venda.

Para as pessoas que não possuem dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, e precisam de crédito bancário para realizar a compra, geralmente é costume esperar o mercado ficar numa situação favorável aos negócios. Do contrário, muita coisa pode dar errado num momento de intensa crise financeira. Assim, a queda dos juros que aconteceu no ano passado mostrou-se um ótimo momento para essas pessoas realizarem o sonho da casa própria.

Economia do Brasil

Muita coisa vem acontecendo nos últimos anos que influem e influíram muito para o estado atual da economia brasileira. Com a perda do selo de bom pagador que ocorreu com o estado brasileiro, com a situação política instável do país sendo notícia no mundo todo, com a perda de contratos com outros países, dentre outras coisas que fizeram com que a credibilidade abandonasse o país, a economia do Brasil passou por maus bocados nos últimos anos. Como todo o país necessita de outros para se manter, o clima beligerante brasileiro faz com que esse movimento se torne difícil.

Esse quadro dos últimos anos obviamente influiu no mercado imobiliário, sendo que a cidade de Belo Horizonte não é uma exceção. O setor de construção civil desempenhou importante papel na economia brasileira na última década, e a sua decaída trouxe graves consequências. Um triste exemplo é a questão do desemprego, já que a empregabilidade do setor era grande. Com o ramo sofrendo dessa forma, muitas pessoas que tinham empregos diretos ou indiretos no setor, acabaram por serem demitidas.

A economia está se recuperando aos poucos, especialmente por conta da retomada do último ano. Com a passagem do clima instável de disputa das eleições de 2018, as coisas começaram a se ajeitar pouco a pouco. Claro que ainda falta muito para o Brasil recuperar o ritmo de crescimento apresentado antes, mas a recuperação já pode ser sentida em alguns setores. E um desses é justamente o de imóveis, que vem apresentando uma clara melhora nos últimos dois anos, não só em BH mas também em todo o país.

Empregos

Com a recuperação que vem apresentado a economia, é normal que as vagas de emprego voltem a surgir gradativamente. E é o que vem acontecendo na cidade de Belo Horizonte, que vem apresentando uma alta nas vagas de carteira assinada desde setembro do ano passado. Essa é uma grande notícia, sendo que o nível de desemprego andava crescendo nos últimos anos.

Obviamente, é muito complicado o mercado imobiliário se manter quando há muito desemprego no país. As pessoas necessitam estarem estáveis no emprego para se sentirem seguras na compra de um imóvel, e num momento de instabilidade essa segurança é muito prejudicada. O bom senso é sempre importante nesse momento, pois a pessoa é que irá decidir a hora mais apropriada para comprar o imóvel próprio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a intensificação no volume de lançamentos imobiliários em Belo Horizonte, convidamos você a voltar no nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *