• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Guaxupé reabre comércio após avanço para onda amarela no ‘Minas Consciente’

Redação20 de julho de 20205min0
1511_69
Seguimentos que fazem parte da 2ª fase de reabertura do plano poderão reabrir as portas na cidade a partir desta segunda-feira (20).

Com o avanço dentro do plano idealizado pelo Governo de MG, a partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.

De acordo com o governo, o avanço será possível graças às taxas controladas do novo coronavírus nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.

Decreto para reabertura

Por meio de novo decreto, a Prefeitura de Guaxupé estabeleceu medidas para que os estabelecimentos possam funcionar. De acordo com a administração municipal, parte dos setores que vão abrir terá funcionamento restrito de segunda a sexta-feira das 5h às 21h.

Outras áreas do comércio, segundo o documento, não terão restrição de dia da semana para abrir, como, por exemplo, supermercados, açougues, oficinas mecânicas, restaurantes e estabelecimentos que comercializam alimentos processados (exceto bares).

Todos os setores autorizados para reabertura deverão seguir série de medidas relativas à prevenção ao novo coronavírus.

O decreto completo com todas as medidas e setores que poderão reabrir está disponível na página oficial da Prefeitura de Guaxupé.

Nas redes sociais a prefeitura fez um alerta a respeito da reabertura do comércio e destacou a necessidade de manter o distanciamento social.

“A abertura do comércio não significa que o distanciamento social acabou. Não é momento para passear pelo centro comercial. Saia somente em extrema necessidade, compre o que precisa, volte o mais rápido possível para sua casas e lembre-se de toda higienização”, escreveu a administração municipal.

Antes do avanço no ‘Minas Consciente’, Guaxupé havia acatado sugestão da Associação de Municípios da Baixa Mogiana (Amog) para manter apenas o comércio considerado essencial por dez dias.

Outras cidades beneficiadas

A Macrorregião Sul de Saúde, onde se encontra a maior parte das cidades do Sul de Minas, avançou na semana passada para a Onda Amarela do plano Minas consciente, do Governo do Estado. Desta forma, será possível a reabertura segura de novos segmentos do mercado na onda que representa a 2ª fase de reabertura. A medida vai impactar municípios do Sul de Minas que aderiram ao programa.

No Sul de Minas, as cidades que haviam aderido ao programa até quinta-feira (16) quando o avanço para a 2ª fase foi divulgado eram: Alterosa, Borda da Mata, Capetinga, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaxupé, Lambari, Marmelópolis, Perdões, Piranguçu, Ribeirão Vermelho, São Lourenço e Três Corações.

Cidades das regiões Norte e Sul vão entrar na ‘Onda Amarela’ do ‘Minas Consciente’ — Foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação

Coronavírus em Guaxupé

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Guaxupé contabiliza 268 contaminações pelo novo coronavírus, sendo duas mortes em decorrência da Covid-19.

Estes dados são referentes a boletins diários informados por prefeituras e podem apresentar divergências com os já divulgados pelo Estado, devido a períodos diferentes de fechamento. A reportagem informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao longo do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Fonte: A Folha Regional

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *