• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Sul de Minas amanhece com temperatura inferior a 1ºC

Redação4 de agosto de 20203min0
WhatsApp Image 2020-08-04 at 07.39.30
Distrito de Monte Verde, na divisa com São Paulo, viu termômetros marcarem 0,3ºC; na capital mineira, sensação térmica chegou a 0ºC

Por pouco a temperatura não ficou negativa no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. Com um clima próximo ao do inverno europeu, a localidade registrou na madrugada desta terça-feira (4) mínima de 0,3ºC. Por conta do frio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a formação de geadas em toda a região, principalmente na divisa com São Paulo, em pontos da serra da Mantiqueira – além de Monte Verde, o fenômeno foi registrado em Caldas e São Lourenço.

E diversos registros fotográficos flagraram a vegetação coberta de branco – fenômeno provocado pelo congelamento da água durante a geada. Ao longo da semana, a previsão do Inmet é que as temperaturas mínimas na região fiquem entre 2ºC e 4ºC, com máximas abaixo de 25ºC. Esse clima também deve se repetir no Campo das Vertentes.

Já na região leste do Estado, o ar úmido que chega do mar deixa o tempo nublado e com possibilidade de chuva leve. Nas demais áreas de Minas, a expectativa é de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. Na Grande BH, os termômetros marcam entre 5ºC e 26ºC.

BH tem sensação térmica de 0ºC

Por conta dos fortes ventos, a sensação térmica na estação Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, chegou a 0ºC. O meteorologista Cléber Souza, do Inmet, explica que a temperatura mínima foi de 9,2ºC, o recorde do ano – índice registrado entre 6h e 7h.

“Estamos com um domínio da massa de ar continental seca e quente e a massa de ar polar no oceano. Como a massa polar se afastou do Estado, a falta de nuvens no céu faz com que todo o calor recebido durante o dia seja perdido à noite, quando esfria muito”, explicou.

A expectativa é que o tempo se mantenha estável na capital, com temperaturas entre 7ºC e 26ºC. “Essa alta amplitude térmica [diferença entre as mínimas e máximas] é típica do inverno, já que não há nuvens suficientes para segurar a temperatura, o que provoca noites frias e dias quentes”, conta.

Umidade do ar

Segundo o Inmet, as condições meteorológicas são favoráveis aos baixos índices de umidade do ar, principalmente no período entre 12h e 18h. A expectativa é que umidade abaixo dos 30% nas regiões metropolitana, Central, Norte, Sul, Noroeste, oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *