• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Emater-MG debate inovação e sustentabilidade no agronegócio

Redação9 de setembro de 20204min0
EmaterCaldasPlantas
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promove, nesta sexta-feira (11/9), a live “Emater Conecta: Ater 4.0 e soluções sustentáveis”.

O evento será transmitido pelo canal da empresa no YouTube, às 15h, com a participação de especialistas em inovação e agronegócio. O objetivo é buscar soluções para o desenvolvimento sustentável, com a utilização de recursos tecnológicos.

Entre os convidados para a live, está Danielle Alkmin Carvalho Mohallem, sócia-fundadora da Agrorigem, uma plataforma digital especializada em venda de cafés especiais, direto dos produtores. Outro especialista em soluções tecnológicas é André Maciel, cofundador e diretor de negócios da rede de empreendedores Impact Hub em Belo Horizonte.

Também participam da transmissão o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; e o coordenador de Tecnologia da Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Marques.

Péricles Marques vai apresentar o conceito de Campo Inteligente, com as ações estratégicas necessárias para a implantação da Ater (assistência técnica e extensão rural) Digital. “Isso abrange toda a tecnologia de agricultura de precisão, com o uso de sensores, automação, imagens de drones e satélites, gestão por aplicativos, produção de energia limpa e tecnologia da informação também aplicada à agricultura familiar”, exemplifica.

O evento virtual integra o programa Emater 4.0, com o objetivo de adequar as ações da empresa às exigências da Agricultura 4.0, com base nas transformações digitais e na conectividade do campo.

Plataforma digital 

Uma das ações da Emater-MG no campo da inovação é a plataforma Deméter, que permite agilidade e melhoria do trabalho desenvolvido no meio rural. Por meio de tablets, os técnicos abastecem dados sobre as propriedades, como área, atividades produtivas, e até condições do solo. Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento. Assim, todos os dados estarão disponíveis nas demais visitas a um mesmo local, mesmo que sejam feitas por técnicos diferentes.

O sistema veio para substituir os formulários em papel e as planilhas, com mais interatividade. O Deméter funciona on-line, mas, se o técnico estiver em um local sem rede de internet, pode acrescentar os dados em modo offline e, no escritório, descarregá-los rapidamente na plataforma. O sistema Deméter já está implementado em todos os municípios de atuação da Emater-MG e integra o programa Emater 4.0.

Em 2019, a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atendeu mais de 370 mil produtores, sendo a maior parte da agricultura familiar, em 794 municípios.

Serviço

Live “Emater Conecta: Ater 4.0 e soluções sustentáveis”

Data: 11/9 (sexta-feira)

Horário: 15h

Link: www.youtube/ematerminas

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *