• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Plantio de Mudas de Árvores evidencia a importância da Água

Redação22 de março de 20223min0
A iniciativa contou com o envolvimento de alunos, professores e técnicos que cultivam e monitoram as áreas de plantio e produz o composto utilizado para sua manutenção.

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de Março, nos convida à reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos no planeta, além de apontar caminhos para o envolvimento de toda a comunidade em esforços e ações em prol do meio ambiente.
Por meio de Resolução própria, a Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou que á partir de 1993, anualmente, fossem promovidas ações de cunho de conscientização para a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.

O IFSULDEMINAS – campus Muzambinho, através da disciplina de Gestão Ambiental, realizou o plantio nos dias 21 e 22 de março, de mudas de espécies nativas em áreas de nascentes da Instituição. A estratégia possui como objetivo evidenciar os importantes serviços ambientais prestados pelas árvores.

Entre eles a acústica ambiental, a manutenção e preservação dos mananciais, conforto térmico, sequestro de carbono da atmosfera, purificação do ar e relevante diminuição da poluição atmosférica.

A iniciativa contou com o envolvimento de alunos, professores e técnicos que cultivam e monitoram as áreas de plantio e produz o composto utilizado para sua manutenção.

De acordo com Generci Dias Lopes, que atua no setor de Zootecnia I “O plantio e recomposição de áreas próximas aos mananciais refletem positivamente na preservação das nascentes, no reaparecimento da fauna e no estímulo á atividades de ensino no campo”.

O Projeto IFRefloresta foi criado por meio de um conjunto de colaboradores que acreditam nos importantes benefícios das árvores e do seu impacto sobre a percepção ambiental dos alunos. O Professor Claudiomir Silva Santos afirma que: “ O contato do aluno com conteúdos teóricos aplicados na prática demonstram a importância da gestão dos recursos hídricos nas propriedades agrícolas, principalmente em tempos de fenômenos meteorológicos extremos”.

O envolvimento da comunidade em geral destaca o papel da docência no contexto pedagógico da autonomia, do pertencimento e do empoderamento feminino. De acordo com a aluna Bruna Castro, do Curso Técnico em Agropecuária “a mulher está muito presente no campo, mostra a sua capacidade de gerenciar a propriedade e, portanto, está cada vez mais antenada ás questões do Meio ambiente e da preservação da água. Estando onde pode estar e onde deseja estar”.

por Fabrício Santos Rita

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *