• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Minas amplia prazo das campanhas de vacinação contra gripe e sarampo

Redação3 de junho de 20224min0
vacina_foz
Medida está associada à baixa cobertura vacinal do público-alvo da gripe e do sarampo; campanhas, que se encerrariam hoje (3/6), seguem até o dia 24 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe e sarampo, em Minas Gerais, foram prorrogadas até o dia 24 de junho, segundo informações da Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG). A medida está relacionada à baixa cobertura vacinal do público-alvo no estado, 54,6% da influenza e 47% do sarampo, que estão distantes das metas estabelecida pelo Ministério da Saúde, 90% e 95%, respectivamente

Em conformidade com as orientações do órgão federal, a SES-MG decidiu estender os prazos, que encerrariam nesta sexta-feira (3/6), e ressalta a importância do grupo prioritário destas campanhas se dirigirem até a unidade de saúde para receberem o imunizante.

Baixa cobertura preocupa

A baixa cobertura vacinal da gripe e do sarampo é uma preocupação das desautoridades de saúde mineira. Na quinta-feira passada (26/5), o secretário da Saúde, o médico Fábio Baccheretti, alertou que as doenças são graves e o principal meio de combatê-las é a vacinação.

No caso da influenza, ele informou que, por conta da chegada do inverno, o vírus tem alta transmissão e circula, atualmente, mais que à COVID-19. “”Além disso, há o risco do quadro avançar e provocar doenças respiratórias que podem ser graves”, completou.

Já o sarampo, conforme o secretário de Saúde, devido ao pequeno índice de vacinação, estão surgindo casos em Minas. “O sarampo já foi erradicado, no Brasil, em função da vacinação. Por conta da baixa cobertura vacinal, estão surgindo casos no Estado”, afirmou.

O público pediátrico, além de ter baixa adesão do imunizante contra a COVID-19, também não está recebendo a vacina do sarampo. “Somente 33,3% do público infantil do estado recebeu a dose da vacina. O Sarampo é uma doença muito contagiosa, até mais que a COVID-19. Então, podemos vencer essa luta, caso todos vacinem”, afirmou Baccheretti.

Quem pode se vacinar?

Contra o sarampo, podem se vacinar crianças de seis meses a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais da saúde de qualquer faixa etária, desde que apresente comprovante de trabalho.

Podem receber o imunizante da gripe idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos completos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina da influenza, após a campanha destinada ao grupo prioritário, estará disponível a população em geral. Os imunizantes podem ser aplicados nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *