Queijos artesanais do Sul de Minas brilham em concurso internacional
O evento reuniu 666 peças de queijos artesanais. Além do Brasil, concorreram queijos produzidos na Itália, Peru, Chile, Bolívia e Portugal.
Os concorrentes foram premiados em 32 categorias e os 15 com maiores pontuações disputaram o Super Ouro. O corpo do júri foi formado por 170 especialistas, entre brasileiros e estrangeiros.
Os italianos levaram a melhor pontuação sendo classificados nos três primeiros lugares. O queijo vencedor foi o gorgonzola dop picante. Já entre os mineiros, o queijo Maria Fumaça da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, foi o melhor colocado na categoria “Queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”.
Além dele, um queijo produzido em Alagoa foi ouro na categoria “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa jovem”. Outros dois queijos artesanais do Sul de Minas também foram destaques, um deles de Seritinga que venceu a categoria “maturado casca lisa” e outro de Cristais, medalha de bronze, na categoria “Queijos de leite de vaca, com massa crua, casca lisa jovem”.
Fonte: Portal Onda Sul