• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Varíola dos macacos: Casos suspeitos em Minas aumentam 16%

Redação8 de agosto de 20223min0
variola-5-ef1bc15b0b
Os diagnósticos confirmados, entretanto, permanecem em 81

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontou que os casos suspeitos de monkeypox, a varíola dos macacos, aumentaram 16% em um dia. Os últimos dados são de sábado (6), quando os casos em análise passaram de 291 para 339.

Os diagnósticos confirmados, entretanto, permanecem em 81. Até o momento, o Estado foi o único a registrar morte pela doença no país, além de ter sido o primeiro local com óbito fora do continente africano. O paciente de 41 anos, morador de Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito em 28 de julho.

Até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Atualmente, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A doença se desenvolve com lesões na pele, primeiramente no rosto. As lesões também podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os genitais.

As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai. Os sintomas podem ser leves ou graves, e as lesões na pele podem ser pruriginosas ou dolorosas.

Como a doença é transmitida?

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. A transmissão de humano para humano ocorre entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *