• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

FUTURO RADIANTE: Instalação de empresas em Arceburgo gerarão mais de 1.500 empregos com benefícios para toda região

Redação26 de novembro de 202213min0
Arceburgo tem se apresentado como um ambiente fértil para o empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios.

Três grandes empresas já estão com obras na cidade com a previsão da geração de 1.110 empregos, que beneficiará toda região: FERTIPAR, MOCDROL e SEON INDUSTRIAL. Outras duas empresas iniciarão suas obras no primeiro semestre de 2023: CAELMO (Usinagem de concreto, asfalto e artefatos de concretos) e a MOCOCA S/A (Produtos lácteos, da famosa vaquinha Mococa). Estas duas outras empresas asseguram 450 novos empregos para o município.

FERTIPAR
FERTILIZANTES

As obras da FERTIPAR já iniciaram há meses e sua terraplanagem é uma das maiores empreitadas de toda região: 220 mil m². A terraplanagem executada pela Construtora PAVICAN de Varginha segue em ritmo acelerado. A construtora ENGEBEL do Paraná, que edificará as obras, iniciará sua execução em fevereiro de 2023 e já se encontra presente na cidade com a locação de 04 extensos galpões com suas máquinas, caminhões, pavimentadoras e mucks. A empresa FERTIPAR adquiriu com recursos próprios uma área de 12 alqueires. Só em edificação, o principal galpão terá 30 mil metros de construção com tombamento duplo dos insumos dos caminhões através de estação elevatória. Além do galpão, o local terá dormitório para os caminhoneiros, oficina de máquinas, laboratório e enfermaria. Os investimentos são de 200 milhões de reais e previsão de geração de 600 empregos diretos e indiretos. A estimativa é a entrada e chegada de mais de 400 caminhões/dia com insumos e fertilizantes pela rodovia mineira.

A FERTIPAR dedicou meses a estudos e análises pelos investimentos em Arceburgo que levaram em consideração critérios fundamentais como desenvolvimento socioeconômico macroregional, facilidade logística, relação positiva com a Prefeitura; encadeamento produtivo com São Paulo e Minas e uma situação privilegiada com proximidade de acesso aos grandes centros do agro, que concentram grande parte dos mercados consumidores, suprimentos, insumos, o que traz eficiência logística às operações. A unidade da FERTIPAR em Arceburgo será uma referência internacional tamanho o volume da produção de fertilizantes, erguida com processos e equipamentos modernos e eficientes, em linha com os compromissos estabelecidos pelo potencial do agronegócio no Brasil e com as práticas socioambientais positivas.

MOCDROL CILINDROS HIDRAULICOS

As obras da MOCDROL (gigante na fabricação de cilindros) já estão em fase adiantada de edificação. A empresa está se instalando em uma área de 60 mil m². Suas obras é exemplo da geração de empregos e renda por toda região. As obras de edificação por exemplo estão sendo executadas pela Construtora TERRA NOVA, de Monte Santo de Minas (de propriedade do prefeito Carlos Eduardo Donnabella, “Caburé). Já as obras de terraplanagem foram executadas pela empresa mocoquense CAELMO. A concretagem das brocas foi executada pela empresa CONCREPOL de Mococa/SP. A sondagem do terreno e a edificação dos pré-moldados foi executada pela empresa MARKA de Brodósqui/SP. A prospecção do solo foi executada pela empresa PERSOLO de São João da Boa Vista/SP e os tubos da galeria pluvial são da empresa TUBOS CAJURU de Cajuru/SP. Emprego e receitas para toda macrorregião. A planta de edificação em Arceburgo deve superar 20 milhões em investimentos, sem considerar o patrimônio em máquinas. Desde 1988, a Mocdrol é um braço forte da indústria, uma referência no desenvolvimento e fabricação de cilindros hidráulicos para diversas aplicações.Diariamente a empresa produz 700 cilindros hidráulicos, mas sua demanda é o dobro disto, daí a razão das suas expansões para Arceburgo. A empresa é uma das 5 maiores fabricantes de Cilindros Hidráulicos do Brasil, com a meta de assumir a 3ª posição do mercado. Os investimentos na planta de Arceburgo na estação de cromo duro (projetada dentro das normas nacionais e internacionais e com tanques que contam com sistema a prova de vazamentos, evitando contaminação do solo) será em torno de 10 milhões de reais.

 

SEON INDUSTRIAL

As obras da SEON INDUSTRIAL iniciaram semana. Em uma área estrategicamente localizada de 49 mil² às margens da rodovia MG-449, máquinas e caminhões empreendem a área concedida pela Prefeitura. A meta é gerar 200 novos empregos iniciais e receitas. A empresa também movimentará e conceituará a economia arceburguense ao trazer sua vasta carteira de clientes, nos setores agrícola, energia, ferroviário e construção civil. Referência nacional em soluções de metalurgia; a SEON é uma empresa especializada na prestação de serviços de usinagem CNC, corte a laser, dobra CNC, soldagem e montagens de conjuntos, com ótima estrutura de fábrica e equipamentos. Todo o trabalho desenvolvido na empresa vai desde a criação ao processo final de cada projeto. Seus principais clientes são fabricantes de máquinas da linha amarela, aquelas que atuam com diferentes aplicações entre elas construção civil, movimentação de terra, armazenagem, operações de limpeza e mais infinitas aplicações em diferentes setores econômicos: retroescavadeiras, empilhadeiras, tratores, escavadeiras e motoniveladores.

MOCOCA S/A –
LATICINIOS MOCOCA

Por se tratar de uma empresa alimentícia, suas obras ainda estão sendo licenciadas pelos órgãos ambientais para serem startadas. Através das leis municipais nº 1.903/2020 e 1.449/2021 a empresa irá investir em Arceburgo 100 milhões de reais com planejamento para 350 empregos diretos. Através das mesmas leis o município concedeu a empresa uma área de 14 alqueires para a atração dos seus investimentos. A MOCOCA S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS é uma empresa de laticínios brasileira, sediada no município de Mococa, em São Paulo. Empresa tradicional, foi fundada em 1919. Atualmente a MOCOCA está presente em todo território brasileiro e também em outros países da América Latina e África, com uma grande variedade de produtos, como leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, molhos, leite em pó, linha Festa, cereais, manteiga e chantily. Com um faturamento de R$ 500 milhões/ano, a Mococa é a terceira marca de leite condensado do país, com uma participação de mercado de 16%. A fábrica tem capacidade para processar 450 mil litros de leite por dia, captados junto a 600 produtores.

Ao longo de um século de atuação, a companhia se modernizou, investiu em tecnologia e expandiu para todo o território nacional, além de América Latina, Central, Estados Unidos, África, Arábia Saudita e Japão. Atualmente, tem em sua linha de produtos condensados, cremes, achocolatado, queijo ralado, coco ralado, leite de coco e manteiga. Seu portfólio com mais de 15 produtos licenciados é sinônimo de momentos de afeto, qualidade e confiança, que acompanha o dia a dia das famílias há gerações. O achocolatado Mocoquinha, o Leite Condensado, Creme de Leite e a Manteiga alguns dos seus produtos, presentes em todo Brasil. Os ativos da empresa são do GRUPO KREMON, de Goiânia, portanto, de capital 100% brasileiro. Um dos seus principais produtos são os achocolatados “Mocoquinha”, principal concorrente do Todynho e o leite condensado concorrente da Nestle/moça. Por mais de noventa anos os produtos da marca MOCOCA,

são sinônimos de tradição, qualidade e confiança, presentes em milhares de lares brasileiros, em forma de sobremesas, tortas, bolos, molhos, bebidas, manteigas e muito mais. Evolução visual: Durante toda sua história o logotipo da MOCOCA, apesar de passar por algumas alterações, sempre manteve a tradicional “Vaquinha Mococa” conhecida por todo Brasil. Sediada em Goiânia, a KREMON está presente nos segmentos de maionese, caldos e sachês de condimentos, com a marca Bonata. Ela é proprietária da marca Avaré em Cerqueira César (SP), que pertenciam à Parmalat. O Grupo Kremon também produz e exporta cafés especiais.

 

CAELMO
CONSTRUTORA

Natural de Mococa há mais de 25 anos, a empresa foi beneficiada com uma área de 20 mil m² pela prefeitura. Seus planos são a produção e comercialização de artefatos de concretos: tubos, blocos, pavimentos intertravados, mourões, lajes treliçadas, aduelas, galpões pré-moldados, linhas de agronegócios (cochos, bebedouros, tratamentos de esgotos). Produtos de acordo com as principais normas da ABNT NBR. As atividades da empresa possuem encadeamento produtivo com a instalação das novas empresas do município arceburguense. A previsão de empregos é de 60 funcionários. Suas obras iniciarão no início de 2023.

FATORES DA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS – A Prefeitura foi a mediadora e facilitadora da instalação das empresas em Arceburgo. Além da atração dos incentivos ficais junto ao Governo de Minas, a Prefeitura concede as empresas extensas áreas para o empreendedorismo. A Prefeitura de Arceburgo também atua de forma a desburocratizar processos, reduzindo prazos, poupando tempo e recursos dos empreendedores interessados em investir no município. São exemplos disso a interlocução direta dos empreendedores com o Governo de Minas, os incentivos fiscais do Governo de Minas e do município. A instalação das empresas também conta com o apoio incondicional dos vereadores. Desde 2017, início do Governo Gilson Mello, a Prefeitura concedeu mais de 250 mil m² de áreas públicas para atração de investimentos no município favorecendo empresas de grande e médio porte e microempreendedores. Três leis municipais também favorecem os investimentos favorecendo incentivos fiscais. Além da sua natureza agropecuária, comum entre todos os municípios sul mineiros, a cidade de Arceburgo tem vocação industrial. Encontram-se instaladas no município, indústrias de grande e médio porte:

NUTRIMENTAL (Alimentos), PERDIGÃO CHESTER (Alimentos), CORY ALIMENTOS (Alimentos), MACLAW MAZZA (Tintas/Solventes/Químicos), SUPORTE REI (Metalurgia/Mecânica) FAZENDA GUARITÁ (produção de 14 mil litros leite/dia), TEM DE TUDO ATACADO (Varejo), GUAÇU EMBALAGENS (Processamento Papelão).

(Ascom)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *