• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Carlos Melles despede-se de Pelé e relembra trajetória com o ex-ministro e Rei do Futebol

Redação3 de janeiro de 20235min0
PeleMeles1
Descanse em paz, muito obrigado!”, escreveu Melles em sua postagem nas redes sociais

Ex-ministro do Esporte, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, marcou presença no velório de Pelé, na Vila Belmiro, em Santos, na segunda-feira (2). Ele se manifestou posteriormente pelas redes sociais e também prestou homenagem ao Atleta do Século em entrevistas no portaria do estádio.

“Estou aqui na Vila Belmiro, a casa do Santos, para o últimas homenagens a Pelé, indiscutivelmente o nosso Rei Pelé. Momento emocionante de adeus ao nosso maior ídolo esportivo, um brasileiro que nos honra em todo o mundo. Me despedi como torcedor que fui e como colega que sucedi como Ministro do Esporte, na gestão do presidente Fernando Henrique. Não poderia deixar de estar presente neste momento de despedida, morreu Edson Arantes do Nascimento, e permanece eterna a trajetória e o legado de Pelé. E trago, como presidente do Sebrae, as homenagens dos pequenos negócios e dos empreendedores brasileiros, gigantes como Pelé. Descanse em paz, muito obrigado!”, escreveu Melles em sua postagem no Facebook e Instagram.

 

Legado

Para Melles, o legado de Edson Arantes doNascimento, está longe de se resumir a apenas o futebol. O craque foi ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 1998, e empreendeu ao profissionalizar com o foco na bandeira da garantia de leis trabalhistas aos atletas.“A Lei Pelé foi sancionada durante a permanência do Rei do Futebol no posto, e a legislação versa sobre a democratização às atividades esportivas, liberdade para a prática de desporto de acordo com a capacidade e interesse de cada um e segurança ao praticante de qualquer modalidade, foi um avanço importante”, recorda Melles, que após a gestão do ministro Rafael Grecca, o sucedeu como Ministro do Esporte e Turismo.

 

Colegas ministros

Melles explica que como deputado federal já havia trabalhado com o Pelé, apresentado projetos esportivos para Minas Gerais. Mas ressalta que quando assumiu o Ministério, Pelé o procurou e falou da importância dos investimentos em projetos voltados para crianças. “Fizemos, por exemplo, o programa Esporte na Escola, e Pelé avalizou a iniciativa e compareceu ao lançamento oficial no Palácio do Alvorada. Fico feliz porque todos os projetos que foram desenvolvidos pelo ministro Pelé foram implementados pela minha gestão como ministro, uma sequência formidável de trabalho. Lembro, como exemplo, o Esporte Solidário, uma proposta de Pelé que levamos para os estados durante minha passagem pelo ministério”, pontua.

Carlos Melles conta ainda que até em sua terra natal, São Sebastião do Paraíso, há um dos maiores ginásios poliesportivos de Minas Gerais, cujo trâmite do projeto para o término da obra teve início na gestão do ministro Pelé. “Ele me recebeu no ministério com uma comitiva de vereadores de Paraíso, em um esforço de trabalho conjunto apresentamos o projeto e oficializamos. Houve a tramitação e quando fui ministro aloquei os recursos para a conclusão da Arena Olímpica, hoje um marco”, recorda.

A despedida de um rei

A despedida de Pelé foi digna de um rei. O velório do Atleta do Século teve um esquema similar ao funeral da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido. Acerimônia teve duração de 24h, encerrando somente nesta terça-feira (3), quando o corpo do tricampeão mundial foi levado em cortejo pelas ruas de Santos, acompanhado por uma multidão emocionada. O trajeto passou pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes, que completou 100 anos em novembro. O enterro aconteceu às 14h, em solenidade restrita a familiares. Pelé foi sepultado em um mausoléu no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

 

Paulo H. Delfante

(Ascom)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *