• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Programa Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas até 30/6

Redação9 de junho de 20233min0
WhatsApp_Image_2023-06-06_at_15.43.33
Iniciativa leva estudantes do ensino médio da rede pública e privada para vivenciarem trabalho dos deputados federais

A 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) segue com inscrições abertas até 30/6, após dois anos sem edições devido à pandemia de covid-19.

O programa proporciona aos estudantes do ensino médio reflexões sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo, vivenciando o trabalho dos deputados federais, desenvolvendo habilidades e aprimoramento sobre a  participação política e o exercício da cidadania ativa.

Neste ano, o programa terá um novo formato para promover experiência mais representativa, democrática e coletiva. O tema desta edição é “A educação que queremos”.

Alunos regularmente matriculados no ensino médio, ensino técnico da modalidade integrada ao ensino médio e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever no programa, desde que tenham entre 16 e 22 anos e que não tenham participado como deputado jovem de edições anteriores do PJB.

Diferente das outras edições, o estudante que deseja se inscrever não precisa mais criar um projeto de lei, bastando apenas cumprir os pré-requisitos acima. Esta edição será dividida em três etapas: local, estadual e nacional.

Etapas

A primeira etapa (local) terá início em 24/7 e se estenderá até 10/9, com atividades realizadas à distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São 1.080 vagas disponibilizadas, sendo 40 vagas para cada unidade da federação.

A segunda etapa (estadual) também terá atividades à distância, entre 11/9 e 10/11. Serão 108 estudantes selecionados, sendo quatro vagas por estado e para o Distrito Federal com a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.

A terceira e última etapa (nacional) será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 5 e 7/12, sendo 27 vagas, uma para cada unidade da federação.

Para mais informações, acesse o link sobre o regulamento e as inscrições do programa.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *