• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo

Redação11 de julho de 20238min0
Expoqueijo_Divulgacao_(1)
Produtores interessados têm até o dia 28/7 para garantir a participação na disputa, que será realizada em Minas Gerais

As inscrições para a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, o principal concurso internacional de queijos artesanais do país, estão abertas até o dia 28/7. O evento ocorrerá entre 24 e 27/8, no Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba. Nesta edição, a expectativa da organização é de que mais de mil queijos de várias partes do mundo disputem medalhas nas diversas categorias e o título de grande campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a competição é uma chance de ouro para que os produtos se destaquem no mercado. “Nas últimas edições, tivemos exemplos muito positivos de produtores que foram premiados e precisaram aumentar a sua produção e o valor do seu queijo. Além disso, observamos, até mesmo no exterior, a marca do concurso estampada nos rótulos de vencedores”, afirma.

Para participar, os produtores devem ter registro sanitário oficial do queijo pelas autoridades sanitárias do país de origem. Informações estão disponíveis neste site, na aba “Concurso”. É necessário realizar um cadastro e pagar a taxa de R$ 80 para se inscrever. O valor permite a participação de até três queijos, mas é possível adicionar um novo produto por R$ 30.

Após a inscrição e o pagamento da taxa, o candidato precisa acessar o sistema e, na página “Produtos Cadastrados”, selecionar o queijo para imprimir a sua ficha. Essa ficha de inscrição impressa deve ser enviada junto com a amostra do produto para a avaliação dos jurados.

Expoqueijo / Divulgação

Entrega dos queijos

Os concorrentes têm três opções para o envio das amostras (prova e contraprova): endereçamento postal, por transportadora especializada ou entrega em mãos à comissão organizadora. Foram também estabelecidos pontos de coleta em cidades brasileiras e italianas. A lista desses endereços está no site oficial do evento.

A embalagem das amostras é item fundamental para a preservação de sua integridade durante o transporte. Recomenda-se que os queijos sejam embalados e acondicionados em recipientes adequados, capazes de protegê-los de danos. A organização sugere que sejam utilizados dois sacos plásticos transparentes, com a ficha de identificação posicionada entre eles. A medida evita extravios e impede que a umidade afete a impressão.

O prazo para a chegada dos queijos por endereçamento postal é até às 11h do dia 19/8. Já a entrega em mãos para a comissão organizadora deverá ocorrer no dia 24/8, no local do evento, das 9h às 14h. Não serão aceitos queijos entregues após esse horário.

Curadoria

A novidade da competição em 2023 é a curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). É o primeiro concurso internacional com uma metodologia genuinamente brasileira, desenvolvida pela instituição.

O chefe-geral do instituto, Sebastião Tavares de Rezende, explica como o sistema permitirá ao corpo de jurados analisar os atributos sensoriais das amostras. “Serão avaliados o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para cada quesito há um peso, o que nos permitirá chegar a uma nota final. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”, relata.

Além do sistema de avaliação, as equipes do instituto elaboraram o regulamento, um glossário de terminologias e o método de inscrição dos produtos. “O concurso contempla cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies”, diz Sebastião.

Mais de 200 jurados irão analisar as amostras para definir os vencedores. “O júri é altamente qualificado, técnico, e passa por um treinamento específico do ILCT. Ser premiado em uma disputa como esta demonstra uma diferenciação do seu produto em relação aos demais”, ressalta o secretário Thales Fernandes.

Realizadores

A Expoqueijo Brasil – International Cheese Awards é realizada pela Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também são parceiros na realização do evento a Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Sistema Ocemg, a prefeitura de Araxá, associações de produtores de queijos e instituições de fomento do agronegócio.

Serviço

Expoqueijo Brasil – International Cheese Awards 

Data: 24 a 27/08/2023

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

(Agência Minas)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *