• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Saiba quais substâncias contribuem para o mau hálito

Redação5 de setembro de 20234min0
homem-verificando-se-tem-mau-halito
Alguns causadores de mau hálito que podem estar no dia a dia

Quem nunca comeu cebola no almoço e depois ficou com um hálito nada agradável? A cebola não é o único alimento ou substância que pode causar mau hálito. Os motivos para o aparecimento do mau hálito são inúmeros. No entanto, existem alguns mais comuns do que outros.

A dentista Cláudia C. Gobor destaca que alguns desencadeadores do mau hálito podem estar na rotina de cada um:

“O consumo pode ser parte do dia a dia, como o café, e quem ingere pode não saber que é uma das causas do mau hálito. Mas quanto maior a quantidade de cafeína, maior o efeito da boca seca”, explica a especialista em halitose.

Alimentos e substâncias que podem levar ao mau hálito

  1. Café: tem propriedades que podem deixar a boca seca, o que, sem dúvida, pode causar mau hálito. Essa condição da boca seca se dá pela baixa produção de saliva, chamada de xerostomia. Portanto, com pouca saliva, há menor lubrificação e limpeza da boca, acumulando células descamadas e bactérias que podem produzir um mau cheiro. Então, quanto mais ressecada estiver a sua boca, pior é o hálito.
  2. Brócolis, couve e repolho: apesar de saudáveis, esses alimentos podem prejudicar o hálito, pois são ricos em enxofre que tende a deixar seu cheiro forte na boca. O mesmo ocorre com cebola e alho que exalam muitos compostos derivados do enxofre de natureza altamente volátil. O ideal é redobrar a atenção com a higiene bucal depois de consumir esses alimentos.
  3. Bebidas alcoólicas: o álcool em excesso causa irritação e um aumento na descamação de células da mucosa bucal. Essas células contribuem para a formação da saburra lingual e servem de alimento para as bactérias que fazem parte da cavidade bucal. Sem contar que as bebidas alcoólicas alteram a resposta neurológica, um risco para que a higiene bucal não seja realizada de forma adequada.
  4. Fumo: outra substância que causa o mau hálito. Além dos diversos elementos químicos que compõem os cigarros, os problemas desse hábito, como doenças respiratórias e manchas nos dentes, podem agravar o quadro. As substâncias presentes no cigarro por si só contribuem para o mau cheiro, os microrganismos que compõem o cigarro liberam gases de forte odor e as manchas deixam a superfície dental mais propensa a adesão de bactérias e alimentos.

Higiene bucal adequada

Cláudia C. Gobor ressalta que o mau hálito depois da ingestão de certos alimentos ou uso de substâncias é normal e geralmente desaparece com o processo digestivo e com a higiene bucal adequada.

No entanto, se o mau hálito persistir mesmo assim, pode ser um sinal de alguma alteração sistêmica ou mesmo bucal, e este problema  requer atenção de um dentista capacitado no diagnóstico e tratamento corretos.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *