• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Veja as datas e prazos previstos pela Justiça Eleitoral para a Eleição Municipal de 2024

Redação6 de outubro de 20232min0
urna_jose_cruz_2350
Sem mudanças aprovadas pelo Congresso para uma minirreforma eleitoral, calendário eleitoral da eleição do próximo ano já pode ser previsto

No dia 6 de outubro de 2024 – exatamente daqui a um ano – os brasileiros irão às urnas para escolher os 5.570 prefeitos de suas cidades e cerca de 60 mil vereadores.

Com a decisão do Senado Federal de não votar uma minirreforma eleitoral no prazo mínimo necessário para mudar as regras da próxima eleição, já é possível estimar como ficará o calendário eleitoral do ano que vem.

Convenções partidárias e propaganda

O período das convenções partidárias, quando as legendas se reúnem para definir de forma oficial seus candidatos, vai do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto.

Após a convenção partidária, o pedido de registro dos candidatos deve ser apresentado até o dia 15 de agosto.

A propaganda eleitoral em geral começa no dia 16 de agosto. A propaganda eleitoral, no rádio e na televisão, deve ocorrer no período de 26 de agosto a 29 de setembro.

Prazos para filiação partidária

Para quem pretende disputar a eleição do ano que vem deve estar filiado ao partido político pelo qual vai concorrer seis meses antes da data da eleição, ou seja, o candidato precisa definir seu partido até abril de 2024.

Já aqueles que estão filiados a outro partido político, têm como prazo para mudar de partido um mês antes da data limite para a filiação partidária, ou seja, em março do ano que vem.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *