• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Semana Internacional do Café começa na quarta (8) com ênfase na origem do grão; saiba por quê

Redação8 de novembro de 20236min0
coffee-5-3bdca9be8e
Em entrevista à Itatiaia, Caio Fontes e Silas Cañedo que representam respectivamente, a Expresso Co e o Sistema Faemg, detalham como será o evento que espera receber 20 mil pessoas

O tema da 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que começa na próxima quarta-feira (8) e segue até 10 de novembro, no Expominas, será “Origens Produtoras – Uma Visão de Futuro para Uma Nova Cadeia do Café”. De acordo com o diretor de Planejamento do evento, Caio Fontes, o consumidor cada vez mais quer saber como é feito o café e em que condições de sustentabilidade e padrões de qualidade, criando uma nova cadeia produtiva em torno do café e reforçando a necessidade de obtenção do certificado de origem concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade (INP).

Por esse motivo, o tema irá permear todas as atividades da feira, como workshops e provas de cupping  com o objetivo de mostrar para o público a relevância dessas certificações e dos produtores estarem antenados com as boas práticas de sustentabilidade. Estão previstos também conteúdos que explicam passo a passo sobre como fazer para conseguir um Certificado de Indicação Geográfica.

A expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 50 milhões em negócios, com 120 expositores de sete países. Segundo Caio, cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo Expominas durante os três dias do evento.  Haverá exposições de maquinários, insumos até a parte do consumo com os últimos lançamentos em cafeteiras e torrefadoras para quem quer abrir uma cafeteria ou uma micro torrefação, que é um ramo central dos cafés especiais, segundo o diretor de planejamento.

Dois perfis de visitantes internacionais

Caio destaca dois tipos de visitantes internacionais – os expositores (estão confirmadas as presença de argentinos, japoneses, chineses e belgas) que trazem a tecnologia para ser exposta no Brasil e abrem novos mercados e os compradores internacionais que vêm para conhecer e adquirir os melhores cafés brasileiros.

Caravanas de produtores e jovens

O chefe de gabinete do Sistema Faemg, Silas Cañedo, lembra que o comprador que vem ao Brasil, não quer commodity e sim café especial. “Nesse sentido, se produtor que tem um café de qualidade, bem pontuado, pode se dar bem, vendendo essa saca por mais de cinco vezes o valor de mercado. É um negócio lucrativo”, destaca.

Um dos objetivos da Faemg, de acordo com Silas, é promover o café e qualificar o produtor para esse mercado. Para isso, todos os anos financia a vinda de caravanas de produtores para que visitem a feira, conheçam as novidades e participem de workshops e treinamentos. Para essa edição, foram convidados 600 produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da casa, além de seus técnicos e 200 jovens ligados à cadeia produtiva do café.

“Eu amo café. Café gera emprego, renda e sua importância para o estado está entranhada na própria cultura mineira. Ele faz parte da nossa história e da nossa vida”, disse Silas.

Já para Caio, o café tem ‘senso de oportunidade’. A gente comprova isso na SIC, que é uma união de todas as cadeias e pessoas. Cada vez mais enxergo o café como uma excelente veículo para você levar a vida, tanto na parte de produção, como simplesmente uma boa xícara que te remete a prazer, conforto e bem-estar”.

No estande do Sistema Faemg haverá vários espaços de atendimento e promoção. “Vamos falar sobre nossos estudos e atendimentos e teremos uma sala onde vamos receber compradores e correspondentes internacionais”.

Outro realizador da SIC é o Sebrae. A programação começa na quarta-feira às 10 horas da manhã e se encerra na sexta às 19h. Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.semanainternacionaldocafé.com.br

O evento é gratuito para produtores e empresas da área, assim como para visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso pelo valor de $60,00 pelos três dias. A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Por Maria Teresa Leal

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *