• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Minas Gerais define 23 de março como ‘dia D’ para vacinação contra dengue

Redação12 de março de 20243min0
vacina-3-5a5e1cd697
A imunização contra a dengue é direcionada para crianças entre 10 e 14 anos; 22 municípios mineiros estão habilitados para a vacinação

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou nesta terça-feira (12) que o próximo “Dia D” de vacinação contra a dengue em Minas Gerais está programado para o dia 23 de março, como parte do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. A imunização contra a dengue é direcionada para crianças entre 10 e 14 anos.

O “Dia D” concentra esforços para a participação da comunidade na vacinação e no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, até segunda-feira (11), são mais de 500 mil casos prováveis e 185.690 confirmados em Minas, com 308 óbitos em investigação e 66 confirmados.

Até o momento, foram distribuídas 78.790 doses para os 22 municípios de Minas Gerais, designados pelo Ministério da Saúde, responsáveis pela operacionalização da vacinação em seus territórios.

As cidades selecionados para vacinação contra a dengue são dívidas entre a região de Saúde de Belo Horizonte e de Coronel Fabriciano/Timóteo.

Veja os 22 municípios de Minas Gerais habilitados para a vacinação:

  • Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União, Taquaraçu de Minas, Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo D’água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio,Córrego Novo

Apenas 23,95% das doses disponíveis foram aplicadas em Minas Gerais até o momento. O número estimado de crianças de 10 a 14 anos, nos 22 municípios mineiros, de acordo com o Censo 2022, é de 195.828 pessoas.

“Minas Unida”

O “Dia D” faz parte do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito” na luta contra a dengue, chikungunya e zika

Além da vacinação, o estado está implementando mutirões comunitários para eliminar os focos de reprodução do Aedes aegypti e mobilização para conscientizar a população sobre a importância de manter ambientes livres de criadouros do mosquito.

Diante do aumento de casos, a Rede Fhemig preparou um plano de contingência para enfrentar a dengue, proporcionando respostas ao aumento da demanda das regionais.

Os hospitais como o Eduardo de Menezes e o Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte (MG), estão aumentando a capacidade de atendimento e abrindo novos leitos.

Especificamente para crianças, o Hospital Infantil João Paulo II é a referência, atendendo casos pediátricos relacionados à epidemia.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *