• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Mortes com suspeita de dengue chegam a 18 na região, diz SES

Redação22 de março de 20243min0
dengue-4-0e89c71c4b
O número de mortes em investigação em decorrência da dengue subiu para 18 na região. Em Passos, os óbitos suspeitos aumentaram de cinco para seis e, em Piumhi, de dois para quatro.

De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), na última segunda-feira eram 13 mortes em investigação na região e o número de casos prováveis da doença estava em 15.153.

Na quarta-feira, o número de óbitos subiu para 14 e o de casos suspeitos chegou a 16.379. Nesta quinta, a SES registrava 18 óbitos em investigação e 16.839 casos prováveis de dengue nos 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).

Além de Passos, Piumhi e Carmo do Rio Claro, a região também tem mortes em investigação em Pimenta (duas), Capetinga (uma), Cássia (uma) e Itamogi (uma).

Passos, com 6.428 casos prováveis de dengue, é o município com maior número de registros da doença na região, seguido por Piumhi (2.491), Pimenta (1.281), Monte Santo de Minas (938), São Sebastião do Paraíso (731),Cássia (677), Delfinópolis (608), Guapé (486) e Itaú de Minas (439).

A região também tem 31 casos de chikungunya, sendo nove em Passos, nove em Paraíso, quatro em Cássia, quatro em Guapé, dois em Capitólio, um em Delfinópolis, um Fortaleza de Minas, e um em São Roque de Minas.

UFLA

O Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) iniciou, na última segunda-feira, 18, os testes para identificar os vírus da dengue, zika e chikungunya.

O teste realizado pelo LabMol é o RT-PCR, diferente dos testes executados em hospitais, por exemplo. Ele detecta o vírus no sangue do paciente já nos primeiros dias de sintomas da doença.

O laboratório fará análises de amostras provenientes das secretarias municipais de saúde dos 50 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, correspondendo a toda a macrorregião de saúde Sul.

Fonte: Clic Folha

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *