• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Eleições 2024: veja como consultar dados sobre os candidatos

Redação17 de abril de 20244min0
urna-eleicoes-12-k-jpg
É possível conferir dados sobre campanhas, arrecadações e prestações de contas, além de biografia e histórico político de candidatos no portal do TSE

Faltando seis meses para as Eleições Municipais de 2024, os partidos já estão se organizando e divulgando pré-candidatos para os cargos de prefeitos. Apesar de não ser uma candidatura oficial, a ideia é medir a popularidade e viabilidade dos nomes para a disputa. Ao mesmo tempo, o eleitor já pode aproveitar para pesquisar mais sobre os possíveis candidatos e, assim, chegar na campanha oficial preparado para fazer as cobranças certas a cada um.

As candidaturas serão oficializadas até o dia 15 de agosto e, a partir daí, será possível ter acesso a uma série de informações sobre os candidatos. Essas informações são divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de algumas plataformas.

Portal do TSE

O TSE está preparando, no seu portal oficial, uma série de conteúdos sobre as Eleições de 2024. Lá, é possível conferir a situação do título de eleitor e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, e também conferir dados oficiais sobre os candidatos.

Através do site oficial, os eleitores podem acessar uma série de links que fornecem detalhes sobre os candidatos, partidos, financiamento de campanhas e prestação de contas. Mais dados estarão disponíveis depois do dia 15 de agosto, quando as candidaturas forem oficializadas.

Portal de Dados Abertos

Um destes links é o Portal de Dados Abertos (PDA), site onde os eleitores podem encontrar dados sobre candidatos, campanhas, arrecadações e prestações de contas. No fim da votação, que acontece no dia 6 de outubro, o portal também mostra os resultados eleitorais por zona e seção eleitoral, incluindo informações sobre raça, escolaridade e gênero.

No site ainda é possível conferir informações sobre outras eleições. Para o ano de 2024, já é possível conferir a prestação de contas anual partidária e dados sobre as pesquisas eleitorais cadastradas no TSE.

DivulgaCand Contas

Este portal do TSE disponibiliza todas as informações públicas sobre os candidatos a cargos públicos. Lá, é possível conferir dados de todas as pessoas que já foram candidatas a qualquer cargo público desde as eleições de 2004.

Os eleitores podem encontrar detalhes biográficos dos candidatos, vices e suplentes, declarações de bens, histórico de candidaturas anteriores, status do registro da candidatura, lista de doadores e prestação de contas, entre outros dados relevantes.

Estatísticas Eleitorais

A página das estatísticas eleitorais do TSE oferece dados sobre as candidaturas, filiação partidária, comparecimento às eleições, mesários, resultados eleitorais e evolução do eleitorado. É possível usar esses dados, que são divulgados mensalmente, para compreender o panorama eleitoral, tamanho dos partidos, e perfil das seções eleitorais.

As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município. A data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é 8 de maio e é possível conferir a sua situação eleitoral no Portal do TSE.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *