• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Unicef faz apelo por maior participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições deste ano

Redação4 de maio de 20242min0
15-01-2020-eleicao-min
A proximidade do encerramento do prazo para tirar o título de eleitor levou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a fazer um alerta sobre a importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos nas eleições municipais.

A justificativa é a de que eles devem usar o voto para ajudar a melhorar a cidade em que vivem. O prazo para procurar o cartório eleitoral a tempo de votar em 2024 termina nesta quarta-feira (8).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012, 42,3% dos adolescentes aptos a votar, ou quase 3 milhões, haviam feito o cadastro eleitoral. Quatro anos depois, em 2016, o índice caiu para 33,7%, com 2,3 milhões de adolescentes com título. E em 2020, nas últimas eleições municipais, apenas 1 milhão de meninas e meninos entre 16 e 17 anos tinham feito o cadastro eleitoral, o equivalente a 15%.

Já este ano, dados preliminares do TSE indicam um pequeno aumento no número de adolescentes cadastrados: foram 1,3 milhões até o fim de março. Mas, com o cadastro eleitoral aberto, ainda há oportunidade para aumentar o número de pessoas nessa faixa etária com título de eleitor.

“É com o voto que as demandas da sociedade são escutadas pelos tomadores de decisão. E os adolescentes, que são tão impactados pelas decisões de prefeitos, prefeitas e vereadores quanto os adultos, não podem ficar fora deste momento”, afirma Mario Volpi, chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef.

“É hora de mães, pais, avôs, professores e outros adultos incentivarem os adolescentes a tirar o título de eleitor e exercer seu poder de voto em outubro, contribuindo para que nossas cidades sejam lugares melhores”, diz.

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *