• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

APCEMB – 3º Encontro Abertura de Safra reunindo parceiros, associados e lideranças regionais

Redação11 de maio de 20243min0
Coluna Agronegócio - por Denise Bueno

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo (APCEMB) realizou, ontem (10\05), o 3º Encontro Abertura de Safra reunindo parceiros, associados e lideranças regionais. O Sítio Quatis dos produtores Edivaldo e Reginaldo, que integram a diretoria da Associação, foi o palco do evento. O técnico agrícola da EMATER, Geraldo Rodrigues, falou sobre segurança no trabalho e rastreabilidade. A produtora, Juliana Paulino, sobre sucessão familiar e a presença da mulher na cafeicultura.

Concurso

Os produtores de cafés especiais participam de vários concursos, entre eles o do

município de Monte Belo, que é realizado, geralmente, no mês de setembro. Quem participou do evento ontem, pode comprovar o café de excelente qualidade servido. Experiência sensorial surpreendente.

Boas Práticas

Juliana Paulino destacou a importância das boas práticas trabalhistas na cafeicultura, para que o produtor trabalhe com tranquilidade, não somente no período da colheita, mas durante todo o ano. Ela também ressaltou o trabalho da mulher nas lavouras, com foco na qualidade, e a sucessão através do seu exemplo.

Educação

A Associação mostrou o trabalho social e educativo realizado junto a Escola Tancredo de Almeida Neves, de Monte Belo, com o projeto Café Mineiro, que é realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.  Nesse projeto, os alunos passaram pela fazenda para a colheita de grãos do café, fizeram o processo de fermentação e o café seguirá em secagem. Eles acompanharão a análise sensorial do café e a qualidade da bebida. A proposta é levá-los a conhecer a riqueza da cafeicultura, a produção de Cafés Especiais, o mercado e a sucessão familiar. O projeto integra a Feira de Ciências da escola.

 

Exemplos

Na Fazenda da Juliana Paulino, em Monte Santo de Minas, um projeto junto às escolas é também desenvolvido, com foco no manejo e na sustentabilidade. A proposta é mostrar o dia a dia da atividade, a força do agronegócio, a importância da preservação para as gerações futuras e a sucessão nas propriedades rurais.

 

Missão Paraguai

No mês de junho, quatro representantes da Associação integrarão uma Missão Comercial ao Paraguai, organizada pelo Governo de Minas. O objetivo é promover a exportação de produtos mineiros a este mercado sul-americano.

E-mail: [email protected]

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *