• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Caldas tem duas barragens sem garantia de segurança da Agência Nacional de Mineração

Redação29 de janeiro de 20193min0
BarragensCaldas
Sete cidades do Sul de Minas têm barragens cadastradas na Fundação Estadual de Meio Ambiente.

Duas barragens em Caldas (MG) não têm garantia de segurança da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo o órgão, uma auditoria atestou falta de dados e documentos técnicos. No município, as barragens são de responsabilidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e está no cadastro da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Minas Gerais tem hoje 698 barragens cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente. No Sul de Minas, são 45 em sete cidades. Essas barragens passam por auditoria da ANM, que determina se elas estão em situação estável ou não.

Além de Caldas, outras seis cidades do Sul de Minas possuem barragens. Poços de Caldas é a cidade com maior número de barragens, sendo 17, seguida pelos municípios de Guaranésia (6), Nazareno (6), Passos (6), São Tiago (6) e Fortaleza de Minas (2).

No entanto, todas passaram pela inspeção da ANM, o que significa que têm garantia de estabilidade e não correm risco de rompimento.

Procura pela EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, a INB informou que após uma reportagem veiculada no Jornal Nacional em 2016, contratou a consultoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para fazer uma análise de dados da barragem de rejeitos, inclusive sobre a estabilidade.

Ainda conforme a INB, toda área de responsabilidade da empresa não oferece riscos ao trabalhador, ao meio ambiente e às comunidades vizinhas à unidade. O laudo da UFOP constatou a necessidade de desativação do sistema extravasor – captação da água do reservatório até a estação de tratamento – para construção de um novo. Segundo a empresa, o serviço foi contratado em caráter emergencial em dezembro de 2018 e o término das obras está previsto para junho de 2019.

Fonte: G1 Sul de Minas – EPTV

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *