• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Dep Arantes quer mais apoio para o Esporte na Reforma Administrativa

Redação21 de março de 20194min0
ArantesEsporte

O deputado Antonio Carlos Arantes participou na terça-feira (19/03/19) da audiência pública da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG que discutiu a extinção da Secretaria de Estado de Esportes. A proposta do Governo do Estado faz parte do Projeto de Lei 367/19 que trata da reforma administrativa e tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com a extinção, a ideia do governo é anexar o Esporte à Secretaria de Desenvolvimento Social.

No entanto, representantes de instituições esportivas, de clubes e de atletas, presentes na audiência pública, se declararam contrários a extinção. Entre eles, o vice-presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira; o  presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomas Tavares Perdigão Mendes; o presidente da Federação dos Clubes, Marcolino de Oliveira Pinto Júnior; o presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes, e a presidente da Associação Mineira de Paradesporto, Lina Vitarelli Adaid Campolina.

Eles defendem a sugestão do deputado Coronel Henrique (PSL) que vai apresentar uma emenda propondo que a pasta forme com outras duas a nova Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O deputado Arantes apoia esta ideia: “Quero dizer ao deputado Coronel Henrique que esta é a solução ideal e tem o meu apoio. Todos nós sabemos dos benefícios que o Esporte traz para a formação dos nossos jovens, reduzindo a evasão escolar e os índices de violência e de criminalidade”, destacou.

Arantes lembrou ainda que o Esporte tem uma participação pequena no Orçamento do Estado, onde foram investidos apenas R$ 29 milhões no ano passado. “É um investimento pequeno, mas que melhora a autoestima das pessoas. Temos é que ampliar este orçamento”, ressaltou.

 

ESPORTISTA LAMENTA DESVALORIZAÇÃO

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Cláudio Boschi, advertiu que a desvalorização do Esporte poderia colocar em risco a pratica da atividade nas escolas, principalmente nas públicas. Para ele, o esporte é responsável pela projeção do Brasil no exterior e responsável por mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Boschi lembrou que existem praças de esportes e quadras em cerca de 600 cidades do Estado e questionou o que acontecerá com essas instalações: “O que precisamos é de políticas públicas eficazes voltadas para o setor”, reforçou.

Cláudio Boschi, que é amigo do deputado Arantes há mais de 19 anos, agradeceu o apoio do vice-presidente da Assembleia Legislativa: “O deputado Arantes é um parlamentar leal, que respeita os valores da sociedade e sabe a importância do esporte em nosso meio. Somos gratos a ele”, afirmou.

 

Texto: JC Junot – Foto: Almg/Divulgação – Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual – Antônio Carlos Arantes

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *