• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Projeto protege Nascentes na área rural de Muzambinho…

Redação10 de abril de 20194min0

A Prefeitura Municipal de Muzambinho, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quarta-feira (10), junto com os alunos da Escola Municipal Francisco Bueno da Silva uma recuperação de nascentes e plantio de árvores na propriedade do senhor Otamiro Pizza, no Bairro rural da Barra Bonita.

A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, dia 22 de março. Os alunos puderam observar e auxiliar na preservação de uma mina de água que passa na propriedade. ” A educação ambiental é fundamental para que as novas gerações aprendam a cuidar do local onde vivem. O projeto de recuperação de nascentes é uma parceria com a empresa de Furnas que arca com os custos. A empresa terceirizada fornece as mudas, os mourões tratados, o arame farpado e as mudas e realiza todo o serviço nas propriedades. Escolhemos dez nascentes nessa primeira fase do projeto, ” explica Murilo Bueno Gonçalves, diretor de meio ambiente da prefeitura de Muzambinho.

A diretora de agricultura Andreia Silva e o diretor de Cafeicultura Marcos Bruno também estavam presentes na ocasião, e orientaram as crianças sobre a importância de manter os rios limpos. “ Os produtores rurais já estão acostumados e sabem cuidar das nascentes, e sempre pagou os cuidados de preservação das minas d’água, agora com esse projeto estão recebendo ajuda, o que a meu ver é muito justo já que a água é de todos” disse Andreia.

Após, todos os alunos puderam plantar uma muda de árvore as margens da nascente. “Temos que ter consciência de não poluir o meio ambiente e, para isso precisamos ensinar também as crianças. Envolver as crianças e a comunidade rural para terem uma aula prática consciente, explicou a professora Luciana Silva que acompanhou os estudantes do quarto ano.

Já a professora Silvana Inês, enfatizou “ as apostilas adotadas na rede municipal enfocam a questão do meio ambiente com conteúdo interativos, nossa escola sendo no meio rural para muitos destes alunos é a primeira vez que visitam ou conhecem uma mina d’água, como chama aqui na roça as nascentes”.

Para o diretor de cafeicultura, “acredito que todos adoraram e vão levar esse conhecimento para suas casas, a água é fundamental para que os cafezais produzam e os compradores de café valorizam muito a sustentabilidade nas propriedades”, disse o Diretor do Meio Ambiente, Murilo Gonçalves ao encerrar a ação.

Ao todo serão dez nascentes em diferentes bairros rurais, e pretendemos ampliar as nascentes atendidas com uma segunda etapa , é só conseguirmos continuidade com a parceria com Furnas explica Murilo.

O muzambinho.com esteve presente e registrou esta ação, e ainda gravou com os responsáveis em parceria com a jornalista Valéria Vilela.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *