• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Mais de Cinco Mil Crianças e Adolescentes recebem capacitação do Proerd

Redação25 de abril de 20195min0
Proerd capacita estudantes em cinco anos na região para resistirem às drogas.

Proerd que tem a missão de capacitar crianças e adolescentes para resistirem às drogas e à violência, através de ações de caráter educacional. Em Muzambinho, Cabo Luiz é o militar responsável pelo programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), a rotina começa antes da 6 hora da manhã, para chegar na primeira escola no bairro rural da Barra Bonita são mais de 70 km. A aula é animada e os estudantes atentos participam das atividades teóricas e práticas. Guilherme Gonçalves de dez anos já sabe o que fazer em momentos de tensão” controlar a emoção, respirar e me acalmar antes de tomar uma decisão, é importante ter controle, “ enfatiza o estudante.

Para a diretora Silmara Salomão a integração família, escola e polícia traz mais segurança e melhora os relacionamentos escolares “ moro no bairro e me encontro com as famílias e com os nossos estudantes fora das atividades escolares, ouço e percebo como o trabalho preventivo realizado pelo Cabo Luiz ajuda inclusive no relacionamento familiar, ” explica a diretora que reside no bairro do Bom Retiro.

A terceira aula do dia é na escola do bairro Moçambo, o tempo é cronometrado e as atividades dentro da sala de aula seguem um roteiro pedagógico que incluem projeções, atividades nos cadernos e apostilas do programa além de música e brincadeiras lúdicas com letras sobre o programa. “ Os materiais didáticos preparados para as aulas do PROERD são feitos pela equipe estadual e tem como base o material usado nos Estados Unidos, as atividades do programa são realizadas com crianças de 5 anos, depois com os quintos anos e a terceira fase é feita com estudantes já na adolescência, nas três etapas já atendemos em Muzambinho, Juruaia e Monte Belo em cinco anos mais de cinco mil estudantes, ” relata Cabo Luiz.

O trabalho é intenso em pequenas escolas mas intensas lições. Além da atividade em sala de aula há também ações para serem realizadas em casa envolvendo a família.

Além das turmas das escolas rurais em Muzambinho são atendidos os estudantes das escolas urbanas, atualmente são 180 crianças e adolescentes que fazem parte da formação do PROERD.
O Programa surge com a principal ferramenta para que a criança e adolescente possam se defender contra as drogas. De acordo com dados do SUS, a cada dez anos o país chega a gastar mais de R$ 9 bilhões através Sistema Único de Saúde para custear o tratamento de quem consome entorpecentes, de acordo com relatório apresentado pelo Ministério da Saúde.

Saiba Mais
O Proerd integra as ações das políticas públicas para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o DARE. e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *