• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Feira da Agricultura Familiar de BH acontecerá mais vezes no ano

Redação3 de julho de 20194min0
Feira_da_Agricultura_Familiar_na_ALMG_1
Ideia é aproximar moradores da capital dos produtos de diversas regiões do estado

Feira da Agricultura Familiar na ALMG

A partir deste ano, a Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte será realizada mais vezes durante o ano. Isso será possível por meio de parceria firmada entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O documento oficializando a parceria será assinado no dia 4 julho, às 10h, durante a realização da feira no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Até a última edição, realizada em 2018, o evento era anual. Pelo acordo firmado, a feira deve acontecer, no mínimo, duas vezes por ano. Mas poderá ser realizada mais vezes, dependendo da disponibilidade do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. De acordo com o gerente regional da Emater-MG, Vitório Freitas, consumidores e produtores ganham com a mudança.

“A feira tem uma aceitação muito forte entre funcionários da Assembleia e demais consumidores. Ela traz uma diversidade grande de alimentos de qualidade. Sendo assim, sentimos a necessidade de realizá-la mais vezes no ano”, conta.

Freitas ainda destacou a importância da parceria com a ALMG. “Essa soma de forças é fundamental para que a feira aconteça mais vezes, gerando mais renda para os produtores e valorizando a produção agropecuária do estado”, afirma.

A realização da Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte no dia 4 de julho faz parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira. Serão 28 barracas no espaço, com produtos de 20 municípios de diversas regiões de Minas Gerais, como Central, Norte e Sul. Todos os expositores são atendidos pela Emater-MG.

Serão oferecidos aos consumidores produtos como quitandas tradicionais de Minas Gerais, doces, geleias, queijos e polpadas. Os consumidores também poderão levar para casa frutas e hortaliças agroecológicas. Na Feira da Agricultura Familiar, o artesanato mineiro também terá destaque, com toalhas, tapetes e bolsas.

Semana da Gastronomia Mineira
O Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho foi instituído pelo Estado em 2012. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira. O Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebrar a data. O evento envolve oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades. O objetivo é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade

A programação acontece em diversos espaços da capital mineira, como a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Informações: www.institutoeduardofrieiro.com.br.

Serviço:
Feira da Agricultura Familiar
Data:
 4 de julho (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
(Rua Rodrigues Caldas, 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *