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SIC 2020 – Produção sustentável e o futuro dos cafés especiais:

Redação19 de novembro de 20205min0
SIC20Graos-2
Responsabilidade socioambiental é premissa no atual mercado Especialistas comentam como a sustentabilidade tornou-se ponto fundamental para a comercialização em um mercado cada vez mais exigente no Brasil e no mundo

“Se não tem sustentabilidade, perde a concorrência” – foi com essa frase que Marcelo Brussi, Fundador do Minas Hill Coffee, empresa revendedora de cafés especiais brasileiros com sede na Austrália, iniciou sua participação no painel promovido pela Semana Internacional do Café sobre produção sustentável. A afirmação vai de acordo com a tendência do mercado em ser cada vez mais exigente com a origem do produto que escolhe, não só pela qualidade, mas também pelos propósitos da marca em seu processo de produção. Brussi foi categórico em afirmar que qualquer empresário ou fazendeiro que queira manter negócios firmes tem que pensar na sustentabilidade como o todo e apresentar boas soluções para conquistar novos mercados.

Durante o encontro, o representante da Fazenda cafezal em Flor, Mateus Bichara, reforçou a importância de debater e criar mecanismos para redução de utilização de plástico e pensar em mais recursos alternativos para o menor impacto ao meio ambiente. “As boas práticas de produção ganham cada vez mais relevância na escolha do produto, por isso, investimos em uma consultoria especializada. A partir de então, adotamos um modelo diferenciado com foco na minimização impactos” pontuou. Entre as ações, Bichara ressaltou a adoção de embalagens monomaterial.

A também produtora Miriam Aguiar, da fazenda Cachoeira, destacou que é preciso aumentar a percepção de toda cadeia cafeeira sobre o assunto com foco nas pessoas, tanto as que produzem quanto as que consomem. “Um ponto forte de atenção está relacionado a comunicação desse processo, como o medimos e agregamos valor ao produto. Quando a gente entrega um café sustentável, entregamos muito mais que o produto em si, entregamos história, conhecimento e responsabilidade social. A transparência e o relacionamento são fatores cruciais nesse processo”, afirma.

Para finalizar o encontro, Marcos Croce, produtor da fazenda Ambiental Fortaleza, destacou que o café ganhou status de experiência, sendo assim, o consumidor faz questão de saber todas as informações que envolvem a bebida que consome e, graças ao atual cenário, esses dados estão acessíveis e são determinantes para a escolha do que realmente faz sentido para ele. “O café tem status de companhia, de prazer de estar com os amigos e compartilhar bons momentos. Dessa forma, o consumidor deseja um produto que faça sentido para ele. Não é uma questão de preço, e sim, de valor”, afirma.

Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

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