• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Covid-19: variante deltacron foi detectada no Brasil, diz ministro da Saúde

Redação16 de março de 20225min0
covid-resize-702-404
Após dizer na terça-feira (15) que o Brasil havia registrado dois casos de uma possível nova variante do coronavírus: a deltacron, que combina duas versões anteriores do causador da covid-19 (delta e ômicron), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, corrigiu o comentário e afirmou que os casos estão em análise.

“O caso está em análise. Havia recebido a informação que os casos estariam confirmados, mas a área técnica posteriormente me informou que a confirmação definitiva sairia somente na sexta”, disse o ministro ao jornal.

O primeiro dos casos em análise foi encontrado na zona rural do município paraense de Afuá, mais precisamente no arquipélago do Marajó. A secretaria de estado da região afirmou que o caso aconteceu em janeiro de 2022 e a paciente está recuperada. Já o segundo está registrado no Amapá, em um homem de 34 anos que apresentou apenas sintomas leves.

“Essa variante que seria uma junção da omicron com a delta, né? Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. (…) E nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, comentou o ministro na terça (15), segundo a Agência Brasil.

Variante de importância

Queiroga afirmou ainda que a deltacron é considerada uma “variante de importância” para as autoridades, o que significa que ela deve ser monitorada e melhor estudada por enquanto.

Além disso, o ministro reforçou que os especialistas devem “tranquilizar a população brasileira”, já que o atual objetivo é ampliar a quantidade de pessoas com a dose de reforço.

De acordo com o G1, o paciente com a suposta infecção pela deltacron no Amapá não tinha histórico de viagem recente e estava vacinado com as duas doses. Ainda assim, há divergências no diagnóstico, já que poderia se tratar de uma codetectação — ou seja, de que a pessoa estava infectada com ambas as variantes, não com uma terceira e inédita combinação entre as duas.

O que é a Deltacron?

A descoberta de uma possível variante híbrida que causa a covid-19 envolve um estudo publicado no medRvix por pesquisadores do IHU Mediterranee Infection, na França.

Segundo a pesquisa, o espalhamento do vírus e a falta de vacinação em larga escala pode ter contribuído para uma nova recombinação genética, que gerou um vírus com elementos genéticos tanto da delta quanto da ômicron. Ao menos três pacientes na França e dois nos EUA teriam sido inicialmente diagnosticados com essa variante, com mais 12 casos na Europa desde janeiro de 2022.

A recombinação genética entre as variantesA recombinação genética entre as variantesFonte:  GISAID 

O estudo ainda carece da avaliação por pares, ou seja, não foi revisado por outros pesquisadores e nem aprovado para publicação em periódico científico. Além disso, ele já apresenta uma controvérsia: um de seus autores é Didier Raoult, médico francês que promoveu a hidroxicloroquina como tratamento precoce no início da pandemia e mais recentemente admitiu erros em pesquisas sobre o medicamento.

Notícias sobre uma eventual combinação das variantes foram divulgadas no início do ano, mas podem não estar relacionadas com os casos atualmente estudados.

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *