• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

COVID-19: Minas Gerais registra 295% de aumento de casos em junho

Redação30 de junho de 20223min0
2020-09-14t100015z_824909996_rc2ayi9vq4uf_covid-coronavirus-regeneron
Mortes tiveram um aumento de 130% em relação ao mês passado; quarta onda preocupa especialistas, com surgimento de novas variantes

Minas Gerais registrou 10.991 casos e 39 óbitos por COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemológico da Secretaria de Estado de Saúde.

Em na comparação entre os dois últimos meses, houve aumento de 295% de novos casos confirmados da doença – 53.285 diagnósticos em maio, contra 210.551 em junho.

O número de novos óbitos aumentou 130% – 253 em maio e 583 neste mês.

São 48.923 novos casos, desde segunda-feira (27/6), média de 12 mil diagnósticos por dia. Nesse período, 134 pessoas morreram após contrair a doença. Os números indicam que a quarta onda do coronavírus segue em alta.

Aumento dos casos no país

Unaí Tupinambá, do Comitê Popular de Belo Horizonte de Enfrentamento à COVID, afirmou que a variante Ba-2 é uma das principais responsáveis pelo aumento dos casos no país. “E já estão aparecendo as variantes Ba-4 e Ba-5 na vigilância genética da COVID”, disse.

Além das novas variantes, Tupinambá colocou o “negacionismo de certas autoridades” que “tentaram acabar com a pandemia por decreto” como fator relevante para esse aumento.

“Nós devíamos, durante o ano todo, ter mantido a obrigatoriedade da máscara em locais fechados. A prefeitura de BH voltou atrás, o que foi bom. É uma ferramenta muito importante para evitar a transmissão da covid”, declarou.

E completou: “a gente tem visto a letalidade reduzindo, mas é preciso deixar bem claro que a média de 220 mortes no Brasil por dia é inaceitável. É muita gente morrendo, infelizmente, por COVID”.

Entre as recomendações feitas pelo infectologista para lidar com a nova onda estão: máscaras de qualidade; melhorar a ventilação dos ambientes fechados; atualizar o calendário vacinal; manter a higienização das mãos; procurar a testagem nos postos de saúde se surgirem sintomas de gripe, dor de cabeça, febre e não acreditar que é uma “gripezinha”; e manter o isolamento em casos confirmados.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *