• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Tesouro Estadual promove capacitação de contadores da Administração Pública

Redação9 de outubro de 20195min0
experienciaProf124
Iniciativa inédita reúne 120 profissionais de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais

O Tesouro Estadual reúne, a partir desta quarta-feira (9/10), os contadores que atuam em órgãos e entidades da Administração Pública de Minas Gerais para uma capacitação de 30 horas/aula em que serão abordados aspectos como diretrizes e normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e aspectos específicos das superintendências centrais do governo.

Serão realizados nove encontros, sempre às quartas-feiras, até 4 de dezembro. Estão inscritos 120 profissionais que atuam na administração direta, em autarquias, fundações e fundos, e todos os poderes.

O projeto “Capacitação – Contabilidade Governamental” é uma iniciativa inédita, desenvolvida pela Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE), por meio da Superintendência Central de Contadoria-Geral (SCCG), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

Temas

A programação prevê os temas “Estrutura Conceitual das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público”; “Procedimentos Contábeis de Reconhecimento e Mensuração do Patrimônio”; “Procedimentos Patrimoniais Específicos”; “Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”; e “Procedimentos para Encerramento do Exercício Financeiro de 2019”. Além do conteúdo técnico, a capacitação privilegia a interação e troca de experiência entre os profissionais.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, conta que não havia um programa de treinamento dos contadores que atuam nos órgãos e entidades do Estado, e que a capacitação foi concebida com objetivo de atualizar esses profissionais.

“O Tesouro Estadual, por meio da SCCG, como órgão central de contabilidade do Estado, tem o papel de replicar as atualizações das normas e procedimentos padrões para a equipe de contadores, de modo a manter o sistema contábil do Governo de Minas Gerais como um dos mais eficientes do país”, afirma.

Qualificação

A expectativa é que a série de encontros represente uma qualificação sem equivalente no mercado acadêmico, com a vantagem de não onerar o Estado, pois os instrutores serão os servidores da SCCG e o local onde as aulas serão ministradas foi cedido pela Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais (Asseminas), como destaca a superintendente de Contadoria-Geral, Maria Conceição Barros de Rezende Ladeira.

“Nunca foi feito no Estado um curso voltado aos contadores com uma carga horária tão expressiva e com essa abrangência, pois reuniremos profissionais de toda a Administração Pública estadual. Será ao mesmo tempo uma atualização de conteúdos novos, que estão sempre sendo trazidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e uma oportunidade de troca de experiência entre os participantes, quando serão debatidos assuntos contábeis específicos dos órgãos e entidades”, ressalta a superintendente.

Responsável por repassar durante o curso as informações sobre o Decreto de Encerramento do Exercício, o diretor da SCCG, Dênis Robinson de Amorim Paixão, reitera a importância do contato direto com os contadores e enfatiza que todos os instrutores estão aptos a fazer os esclarecimentos necessários aos participantes com relação aos temas que serão abordados.

Sobre sua participação na capacitação, ele destaca que o decreto a ser publicado em breve estabelece datas para o cumprimento das obrigações contábeis de fechamento do exercício, que devem ser seguidas à risca. “Além do cumprimento dos prazos, buscamos, com as orientações aos contadores, prepará-los para qualificarmos todos os lançamentos contábeis dos órgãos e entidades, o que reflete na conformidade das contas do exercício”, explica.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *