• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

‘Quadrilha do café’ é acusada de sonegar R$ 340 milhões em Minas e outros crimes

Redação27 de fevereiro de 20242min0
4354573954135167777
Investigados podem responder por associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

Um grupo econômico da área de comercialização de café na região de Varginha, no Sul de Minas, está sendo investigado por sonegação fiscal. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é que, até o momento R$ 340 milhões tenham sido sonegados.

Durante a operação “Coffee Break”, realizada na manhã desta terça-feira (27), foram cumpridos mais de 10 mandados de busca e apreensão, sendo 12 deles em Varginha e outro em Botelhos. O objetivo é apurar fraudes tributárias no sul do estado.

Conforme o Ministério Público de Minas, além do crime de sonegação fiscal, os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A associação criminosa seria especializada em fornecimento de serviços ilícitos para sonegação de ICMS no setor do café em Minas: oportunizava venda de café sem a emissão de documentos fiscais obrigatórios, substituição do real vendedor em operações interestaduais, triangulação fictícia de notas fiscais e emissão de notas fiscais falsas para controle de estoque.

O esquema criminoso, segundo o apurado, é bastante sofisticado, contando com planejamento e controle das operações simuladas, tudo com o objetivo de conferir aparência passar credibilidade às fraudes, atrapalhando a fiscalização.

Foram alvo de busca e apreensão as residências dos gestores do grupo que se beneficia da fraude e dos membros da associação criminosa, bem como as empresas utilizadas no esquema criminoso.

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *