• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

UFMG busca voluntários de até 85 anos para vacina da covid: ‘ou a pesquisa para’

Redação4 de dezembro de 20234min0
vacina-2-088427c788
A SpiN-TEC é a primeira vacina 100% brasileira a chegar aos testes em humanos

A vacina SpiN-TEC – contra a Covid-19 e a única 100% brasileira a chegar à fase de testes em humanos – precisa de voluntários para continuar avançando. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a pesquisa para mais uma bateria de testes. Para isso, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) procura homens e mulheres de 18 a 85 anos que atendam aos critérios de seleção (veja lista abaixo). São necessários novos 360 participantes. “Se os voluntários não aparecerem, a pesquisa para”, alerta Helton Santiago, diretor clínico do CTVacinas.

Este é o último estágio de testagem da vacina antes que ela possa, finalmente, chegar aos braços dos brasileiros. Os testes clínicos (ou seja, em humanos) funcionam em três fases. A primeira já foi superada pela SpiN-TEC, que se mostrou segura e eficaz. “A pesquisa clínica não se faz sem os voluntários. É muito importante que as pessoas que queiram contribuir com a ciência, que queiram contribuir com o desenvolvimento científico brasileiro, se voluntariem”, reforça Santiago.

Critérios para participação como voluntário da SpiN-TEC:

  • possuir entre 18 e 85 anos;
  • ter recebido as doses iniciais de CoronaVac ou AstraZeneca, além do reforço com Pfizer ou AstraZeneca antes de maio (ou seja, há pelo menos 6 meses);
  • não ter contraído covid-19 ou contraído a doença no máximo até maio (ou seja, há pelo menos 6 meses);
  • ter disponibilidade para participar de acompanhamentos presenciais em Belo Horizonte.
  • pessoas com doenças crônicas controladas (como hipertensão, diabetes e outras) podem se inscrever – passarão por uma avaliação médica para conferir se podem ou não participar dos testes clínicos, assim como todos os inscritos.

Quero participar. Como me inscrevo?

Caso você atenda a todos os critérios, faça a sua inscrição aqui. Se preferir, pode ligar ou chamar no WhatsApp pelo número (31) 9 9972-0292 – ou, ainda, ligar no telefone (31) 3401-1152.

Quando começa a terceira e última fase?

Nesta segunda etapa, a SpiN-TEC passa por comprovações de segurança  e de imunogenicidade (capacidade de provocar uma resposta imune no corpo). As expectativas, segundo o coordenador dos testes clínicos da SpiN-TEC, Helton Santiago, são de que o recrutamento e vacinação dos 360 voluntários termine em fevereiro de 2024.

(com assessoria da UFMG)

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *